Contido

Bon Vivant
 
Celebrando a liberdade de religião
por Liza Meller em 15-11-2010 15:47
http://contido.com.br/?aid=187
 
Dicas de decorações, receitas e um pouquinho da história de Chanucá, a Festa das Luzes
 

Chanukiá totalmente acesa

Dentre todas as festas judaicas, Chanucá (pronuncia-se Ranucá, com um R gutural) é uma das minhas favoritas. Talvez seja mesmo a minha preferida. É uma celebração instigante, pois comemora a derrota de um rei que tentou exercer o domínio sobre povos conquistados a partir da negação da cultura e da religião dos mesmos. A tentativa de imposição do helenismo sobre os judeus resultou na destruição e profanação do templo e seus altares, além da morte de diversos revoltosos. Os conflitos continuaram, com a formação de um pequeno exército, e os helenizadores eventualmente foram derrotados e o templo reconstruído.

Os judeus consideram que a história envolve diversos milagres, desde a derrota de um poder hegemônico por um pequeno exército, até o milagre ocorrido no templo, quando o pouco óleo consagrado que restou da destruição e que deveria durar apenas 1 dia foi suficiente para acender a menorá durante oito dias, tempo suficiente para a produção adequada de mais óleo para mantê-la acesa dali em diante. (Para saber mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Chanucá)

Para os cabalistas, Chanucá é uma das festas mais importantes, senão a mais importante, pois é dito que "com o advento da Era do Maschiach, a única festa que restará para celebrarmos será Chanucá".

Festa das Luzes, Festa do Milagre ou, para uns, apenas o equivalente judaico para o Natal, o fato unânime é que Chanucá é uma festa para as crianças, e este ano certamente ficaremos muito felizes em comemorá-la com nosso pequeno, que já tem 1 ano e 9 meses, e mesmo não entendendo quase nada do que está ocorrendo, adora assistir à mamãe acendendo as velas e entoando as bênçãos correspondentes, premiando-nos com um sorriso luminoso. Ano que vem, D's queira, ele estará ajudando a mamãe a acender as velas, já que a tarefa de acender as luzes de Chanucá é primordialmente das crianças, mesmo que seja com a ajuda dos pais.

E para aumentar o brilho dos olhos e do sorriso dele, este ano resolvi pesquisar algumas maneiras de reforçar e mostrar a ele a alegria e os símbolos da celebração de Chanucá (além do tradicional acendimento das velas), já que ele convive com muitas pessoas que celebram o Natal, com todos os seus símbolos.

Pensando nisso, encontrei algumas ideias e tutoriais de enfeites com lâmpadas pisca-pisca e enfeites principalmente de origami, que são fáceis de fazer e ensinar às crianças (se os seus pequenos já não são tão novinhos como o meu):

Na Casa e Jardim, um tutorial fantástico de como customizar um fio de leds pisca-pisca (a artista usa o tema "primavera", mas além das flores, use também os símbolos judaicos e de Chanucá, como estrelas de David, sevivon (dreidel), etc):

 
Enfeites em origami e kirigami:
 
Estrela de David (em inglês, com diagramas, bem fácil): http://www.origami-resource-center.com/origami-six-pointed-star.html
 
Estrela de David (kirigami, em inglês, linda): http://www.origami-resource-center.com/star-of-david.html
 
Sevivon (pião tradicional, em inglês com diagramas, que você pode decorar com as quatro letras lembrando o milagre): http://www.net4tv.com/voice/Story.cfm?storyID=1747
 
Cactus de origami (Não é exatamente um "sabra", mas funciona) http://en.origami-club.com/flowers/cactus/
 
E finalmente um sevivon de origami em 3D, que funciona (e bem!), feito somente de papel, sem cortes ou outros materiais:
 
 
Desejamos um luminoso Chag Sameach (Boas Festas) a todos!
Compartilhar

Comentários:

Alex Nautilus comentou em 2010-11-15 19:47:05
Chanucá é uma das festas mais deliciosas!
Bye,
http://twitter.com/alexnautilus
 


E mais:
Snoopy ressurge em 2015
Charlie Brown e sua turma de volta em 3D com alma de 2D.
Castelos de papel
Diversão com papel e imaginação.
Your Sister's Sister
Cinema autoral e colaborativo, com atuações movidas pelas personalidades dos atores.
Take this Waltz
O cinema canadense se firmando em nichos onde os EUA não conseguem credibilidade.
Alguns minutos até Paris
E se as distâncias fossem medidas em minutos ao invés de quilômetros?
Twitter testando designs?
Homepage alternativa do Twitter descoberta por acaso.
Visuais chiques para o carnaval
Idéias de maquiagens e adereços simples para ficar diferente, chique e gostosa na folia.
Clima ameno, temperatura agradável... AI QUE CALORRRR!!!
É rápido, é mais fácil de fazer do que você pensa, e as crianças (e adultos) adoram. Compre muitas formas, encha o freezer e você terá uma opção de sobremesa perfeita para essa época de sol escaldante até as 18 horas...
Sociedade sob controle
Como o som pode afetar nossa percepção da realidade.
Chegando em casa
Chegar em casa é voltar para o que te completa.

 
Arte | Bon Vivant | Cinema | Culinária | Design | Exposições
HQ/Manga | Idéias | Ilustração | Internet | Literatura | Moda
Música | Tecnologia | TV | Videogames
 
Busca no Contido:
©Alex Nautilus :: www.CONTIDO.com.br :: SOBRE O SITE :: RSS :: @contido no Twitter