Contido

Bon Vivant
 
Celebrando a liberdade de religião
por Liza Meller em 15-11-2010 15:47
http://contido.com.br/?aid=187
 
Dicas de decorações, receitas e um pouquinho da história de Chanucá, a Festa das Luzes
 

Chanukiá totalmente acesa

Dentre todas as festas judaicas, Chanucá (pronuncia-se Ranucá, com um R gutural) é uma das minhas favoritas. Talvez seja mesmo a minha preferida. É uma celebração instigante, pois comemora a derrota de um rei que tentou exercer o domínio sobre povos conquistados a partir da negação da cultura e da religião dos mesmos. A tentativa de imposição do helenismo sobre os judeus resultou na destruição e profanação do templo e seus altares, além da morte de diversos revoltosos. Os conflitos continuaram, com a formação de um pequeno exército, e os helenizadores eventualmente foram derrotados e o templo reconstruído.

Os judeus consideram que a história envolve diversos milagres, desde a derrota de um poder hegemônico por um pequeno exército, até o milagre ocorrido no templo, quando o pouco óleo consagrado que restou da destruição e que deveria durar apenas 1 dia foi suficiente para acender a menorá durante oito dias, tempo suficiente para a produção adequada de mais óleo para mantê-la acesa dali em diante. (Para saber mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Chanucá)

Para os cabalistas, Chanucá é uma das festas mais importantes, senão a mais importante, pois é dito que "com o advento da Era do Maschiach, a única festa que restará para celebrarmos será Chanucá".

Festa das Luzes, Festa do Milagre ou, para uns, apenas o equivalente judaico para o Natal, o fato unânime é que Chanucá é uma festa para as crianças, e este ano certamente ficaremos muito felizes em comemorá-la com nosso pequeno, que já tem 1 ano e 9 meses, e mesmo não entendendo quase nada do que está ocorrendo, adora assistir à mamãe acendendo as velas e entoando as bênçãos correspondentes, premiando-nos com um sorriso luminoso. Ano que vem, D's queira, ele estará ajudando a mamãe a acender as velas, já que a tarefa de acender as luzes de Chanucá é primordialmente das crianças, mesmo que seja com a ajuda dos pais.

E para aumentar o brilho dos olhos e do sorriso dele, este ano resolvi pesquisar algumas maneiras de reforçar e mostrar a ele a alegria e os símbolos da celebração de Chanucá (além do tradicional acendimento das velas), já que ele convive com muitas pessoas que celebram o Natal, com todos os seus símbolos.

Pensando nisso, encontrei algumas ideias e tutoriais de enfeites com lâmpadas pisca-pisca e enfeites principalmente de origami, que são fáceis de fazer e ensinar às crianças (se os seus pequenos já não são tão novinhos como o meu):

Na Casa e Jardim, um tutorial fantástico de como customizar um fio de leds pisca-pisca (a artista usa o tema "primavera", mas além das flores, use também os símbolos judaicos e de Chanucá, como estrelas de David, sevivon (dreidel), etc):

 
Enfeites em origami e kirigami:
 
Estrela de David (em inglês, com diagramas, bem fácil): http://www.origami-resource-center.com/origami-six-pointed-star.html
 
Estrela de David (kirigami, em inglês, linda): http://www.origami-resource-center.com/star-of-david.html
 
Sevivon (pião tradicional, em inglês com diagramas, que você pode decorar com as quatro letras lembrando o milagre): http://www.net4tv.com/voice/Story.cfm?storyID=1747
 
Cactus de origami (Não é exatamente um "sabra", mas funciona) http://en.origami-club.com/flowers/cactus/
 
E finalmente um sevivon de origami em 3D, que funciona (e bem!), feito somente de papel, sem cortes ou outros materiais:
 
 
Desejamos um luminoso Chag Sameach (Boas Festas) a todos!
Compartilhar

Comentários:

Alex Nautilus comentou em 2010-11-15 19:47:05
Chanucá é uma das festas mais deliciosas!
Bye,
http://twitter.com/alexnautilus
 


E mais:
Gente comum no iCloud
Apple vacila e as pessoas comuns pagam a conta.
Carta ao meu filho em 2014
As lições mais importantes de mãe para filho, ou como continuar sendo um ser humano no século XXI ou em qualquer século
Snoopy ressurge em 2015
Charlie Brown e sua turma de volta em 3D com alma de 2D.
Castelos de papel
Diversão com papel e imaginação.
Your Sister's Sister
Cinema autoral e colaborativo, com atuações movidas pelas personalidades dos atores.
Take this Waltz
O cinema canadense se firmando em nichos onde os EUA não conseguem credibilidade.
Alguns minutos até Paris
E se as distâncias fossem medidas em minutos ao invés de quilômetros?
Twitter testando designs?
Homepage alternativa do Twitter descoberta por acaso.
Visuais chiques para o carnaval
Idéias de maquiagens e adereços simples para ficar diferente, chique e gostosa na folia.
Clima ameno, temperatura agradável... AI QUE CALORRRR!!!
É rápido, é mais fácil de fazer do que você pensa, e as crianças (e adultos) adoram. Compre muitas formas, encha o freezer e você terá uma opção de sobremesa perfeita para essa época de sol escaldante até as 18 horas...

 
Arte | Bon Vivant | Cinema | Culinária | Design | Exposições
HQ/Manga | Idéias | Ilustração | Internet | Literatura | Moda
Música | Tecnologia | TV | Videogames
 
Busca no Contido:
©Alex Nautilus :: www.CONTIDO.com.br :: SOBRE O SITE :: RSS :: @contido no Twitter